O projeto Gestão e Produção Cultural na Bahia apresenta entrevistas na íntegra e depoimentos em vídeo gravados com produtores, gestores, pesquisadores e artistas de destaque na área de cultura do Estado. O objetivo, ao registrar relatos e opiniões desses profissionais, além de valorizar diferentes processos e experiências, é melhor conhecer e divulgar a cena cultural baiana, contribuindo assim para a memória e o desenvolvimento de novas práticas de gestão e produção cultural.
Inspirado no Produção Cultural no Brasil, projeto promovido pela Secretaria de Políticas Culturais do Ministério da Cultura/MinC, o Gestão e Produção Cultural na Bahia surgiu em 2012 como atividade prática da disciplina “Oficina de Gestão Cultural”, ministrada pela coordenadora do projeto no Curso de Produção em Comunicação e Cultura da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Desse modo, a equipe responsável pela elaboração das questões, realização das entrevistas e gravação dos depoimentos em vídeo é formada em sua maioria por estudantes do Curso de Produção Cultural e do Programa Multidisciplinar de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade da UFBA.

Assim, visando ampliar o debate e a reflexão sobre a produção e a gestão cultural no Estado, o projeto não apenas promove o acesso amplo e gratuito a entrevistas e depoimentos de profissionais, mas também divulga projetos, espaços e instituições da área de cultura do Estado. Uma vez que são muitos os entrevistados previstos, e para registro em vídeo de todos dependemos de financiamento, algumas entrevistas serão disponibilizadas apenas como texto na íntegra para download.

Esperamos que esta plataforma online seja um espaço no qual todos aqueles que se interessam em conhecer diferentes experiências de gestão e produção da cultura na Bahia, assim como importantes projetos, espaços e instituições do Estado, possam encontrar informações relevantes.

É conhecimento para ser compartilhado!

Gisele Nussbaumer

 

Marca Footer2

 

Quem somos

Gisele Nussbaumer

Gisele Nussbaumer

Professora do curso de Produção Cultural e do Programa de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Foi Diretora Geral da Fundação Cultural do Estado da Bahia de 2007 a 2010. Dedica-se a estudos e projetos voltados para políticas culturais, gestão e produção cultural.

Camila Farias

Camila Farias

Produtora cultural, graduada em Relações Públicas (UNESP) e mestranda no Programa Multidisciplinar de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade da Universidade Federal da Bahia (UFBA).

Marília Moura

Marília Moura

Produtora cultural, graduanda em Produção em Comunicação e Cultura na Universidade Federal da Bahia (UFBA).

Tatiana Albertazzi

Tatiana Albertazzi

Produtora cultural, graduanda em Produção em Comunicação e Cultura na Universidade Federal da Bahia (UFBA).

Rogério Menezes

Rogério Menezes

Produtor cultural, graduando em Produção em Comunicação e Cultura na Universidade Federal da Bahia (UFBA).

 

Ficha técnica

Gisele Nussbaumer  – Coordenação e curadoria

Eneida Leal Cunha – Curadoria

Camila Farias – Produção executiva

Marília Moura – Produção executiva

Tatiana Albertazzi – Direção de vídeo

Rogério Menezes – Edição de vídeo

Bruno D’Almeida (Cinema & Poesia) – Filmagem

Marcela Bellas e Helson Hart – Trilha sonora - http://marcelabellas.com.br/

Gilberto Monte –  http://www.in-vento.me/

marcas